segunda-feira, 22 de junho de 2009

Chanel 2.55 Um ícone da moda !








É sobre como é feita a clássica e lendária bolsa 2.55 da Chanel. A jornalista Justin Picardie foi na fábrica da marca onde as bolsas são produzidas por cerca de 340 funcionário que já trabalham lá há no mínio 17 anos. Tem um monte de dados interessantes como por exemplo que tem 180 estágios antes da bolsa ficar pronta, 60 peças são utilizadas para fazer cada uma, o processo de matelassê é meio que um super segredo da marca, e que é quase tudo feito à mão… Enfim, vale a pena ler para se ter uma idéia de porque a bolsa depois de tanto tempo ainda continua meio como um ícone fashion, do mesemo jeito de quando foi lançada por Coco Chanel em fevereivo de 1955 (catou de onde vem o nome 2.55?).
Para quem não sabe, a bolsa foi meio que uma mega revolução na época. Foi uma das primeiras a ter alças compridas para ser carregada nos ombros. Tem até uma citação famosa de Mademoiselle Chanel sobre a bolsa: “estava cansada de carregar minha bolsa na mão e perdê-la, então coloquei uma alça longa e passei a carregá-la no ombro”. Não preciso ficar falando aqui que Chanel era meio que visionária, uma mulher a frente do seu tempo e que foi responsável por quebrar alguns tabus e convenções da época, né?
Enfim, essa bolsa Chanel em couro matelassado, com alças de correntes entremeads com fita de couro virou ícone fashion em1955 e continuou como tal até os dias de hoje, com algumas pequenas variações. Não só no seu tamanho, mas também nos materias, como o jeans e tweed, e numa grande variedades de cores. Ah, e as primeiras versões ainda não vinham com o famoso logo da marca no fecho.

0 comentários: